domingo, 18 de novembro de 2007

mais de 3 000 milhões?


A dívida da Região assume contornos assustadores: a dívida directa aumentará em 2008 10%, fixando-se em 528 milhões de euros; a dívida indirecta (avales) ascendia, em 2005, a 816 milhões, as dívidas a fornecedores, em 2006 ultrapassava os 490 milhões (incluindo os 150 milhões da titularização); de forma encapuçada, podemos considerar a dívida (os passivos expurgados dos avales) do Sector Público Empresarial que anda pelas ruas da amargura (ou falência, se preferirem) que rondava em 2006 os 1 300 milhões de euros. Tudo somado, sem probabilidade muito elevada de erro, estamos perante uma dívida total superior a 3 000 milhões de euros, cerca de 75% do PIB. Tendo presente que, por outro lado, a Madeira nem sequer contribui para o financiamento das despesas gerais da República (órgãos de soberania, justiça, forças armadas, forças de segurança, embaixadas e relações externas, contribuições para as organizações internacionais, a começar pela ONU e pela UE, etc.), para além de o Estado continuar a financiar os importantes serviços públicos nacionais existentes nas regiões (tribunais, por exemplo...) este valor é muito preocupante e demonstra o descalabro desta gestão do PSD.

5 comentários:

Anónimo disse...

São estes números que quase ninguém na Madeira conhece, por isso votam neles há 30 anos... lol. Vai ser a minha geração que se vai lixar a descontar 40% do salário para pagar os devaneios e luxos desses meninos do "#$$#%$%.

Anónimo disse...

Proponho que passem esta mensagem ao líder do PS-M e ao resto do pessoal: Vamos fazer uma operação "transparência". Se o PSD-M não aceitar fazer auditorias às contas de ha 15 anos para cá a todas as câmaras da região e tornar públicos os relatórios, no mínimo, 2 meses antes das eleições autárquicas de 2009, deixarão de merecer a confiança do povo. Diga isso ao resto do pessoal do PS-M... Mas que as auditorias sejam feitas por uma entidade independente, credível e exterior a Madeira, para que não se vendam.

Auditorias as camaras de são vicente, santana e porto moniz devem dar muitas novelas lindas e mais motivos para encharcarmos a Madeira de cartazes gigantes... Pode ser que assim o ze povinho enxergue que anda enganadinho...hehe.

Anónimo disse...

Sr. Deputado,

seria de todo interesse esclarecer a que PIB se refere.

O da propaganda oficial do Regime ou o Real? É que 75% do 1.º é aproximadamente 100% do 2.º.

amsf disse...

Bem salientado caro anónimo. É frequente fazerem comparações com o continente esquecendo simplesmente que o nosso PIB está inflacionado pela Centro Internacional de Negócios!

Anónimo disse...

Não sei como é que funciona esse centro internacional de negocios, mas deve ser mais um daqueles elefantes brancos que em vez de nos ajudarem a todos, enterram a economia da ilha... às tantas deve ser como a zona franca... pois diz o ze povinho que é uma plataforma europeia de lavagem de dinheiro e fuga ao fisco, hehe.