domingo, 4 de novembro de 2007

A 69ª posição

A análise da National Geographic é peremptória: A Madeira está na 69 posição no quadro das ilhas em termos de turismo sustentável. Se já é relevante esta posição, tão no fundo da tabela, mais critico e assustador é podermos comparar com um destino mesmo ao nosso lado, o vizinho arquipélago dos Açores, que ficou numa muito honrosa 2ª posição.

Sobre os Açores só espero, e já escrevi isto aqui, que tenham atenção ao desenvolvimento futuro do turismo. Devem estar preparados para uma estratégia sustentável, provavelmente mais lenta, mas a sua base de partida é manifestamente mais interessante.

Quanto à Madeira era caso para perguntar quem tem razão? O que andamos a dizer há muito tempo a esta parte? quais as propostas do PS Madeira sobre esta matéria? Quem tem insistido na atenção ao descalabro da oferta, ao desordenamento territorial? para o efeito era interessante comparar as nossas propostas com as do empresário João Welsh que hoje no DN Madeira diz "...é preciso travar a construção e sobretudo o licenciamento de novas camas...". Pois é, quando é o PS a dizer ninguém quer saber ou colocar a matéria para reflexão. É política de "terra queimada", dizem os que querem manter tudo como está?!

Vou apresentar, em nome do PS Madeira, uma resolução que permita garantir uma travagem no licenciamento de novas camas de modo a obter 3 aspectos fundamentais: uma redefinição da estratégia assente num plano adequado e consistente par ao futuro do nosso turismo; a recuperação das taxas de ocupação e a melhoria dos termos de troca (aumento do rev par na hotelaria). Quero ver o que fará o PSD?

Sem comentários: