sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Mais rigor


Brazão de Castro debita números e usa truques para dizer que os rendimentos dos madeirenses são superiores à média nacional. Esqueceu-se de referir que a distribuição da riqueza também é a mais injusta e que, caso a produtividade que a RAM apresenta se reflectisse nos salários dos madeirenses, estes deviam ser 12% mais elevados que os do Continente. Infelizmente, esse indicador está empolado pelo efeito da Zona Franca, como penso que o Senhor Secretário sabe...Quanto ao desemprego a realidade é dura: a Madeira é a região onde o indicador mais cresceu. Além disso, existe um conjunto de outras variáveis que deviam ser analisadas nesta situação, como seja a saida de imigrantes e o aumento dos emigrantes...Esta análise pode surpreender, o problema é onde estão os dados. A direcção regional de estatística segue a política do governo: esconde para manter o status quo...

3 comentários:

amsf disse...

Perante os 900 euro de salário médio de um madeirense o que pensará indivíduo que tem um salário inferior?
-Ficará invejoso por pensar que é um caso isolado?
-Não acreditará simplesmente nos números por ter uma noção dos salários reais?
-Não acreditando nos números conseguirá tirar a conclusão de que essa média é fruto de uma distribuição desproporcional da riqueza?

Deixo esta pergunta porque não faço a mínima ideia de como pensa o cidadão médio madeirense!

Anónimo disse...

Como madeirense que trabalha há 41 anos e que não ganha, nem de longe nem de perto, essa verba, sinto-me revoltada e cada vez tenho mais vergonha de viver nesta terra de gente idiota que mesmo perante a mentira continua a votar nesta gente.

Anónimo disse...

900 euros a virar pedra de manhã a noite e sábados e horas extras inclusive é o que ganham alguns vizinhos meus na construção. Se estão a pagar a casa e o carro e a mulher não tem emprego... Não podem guardar nem 1 centimo... E os estudos dos filhos como é?

Eis a realidade Portuguesa... E há muitos licenciados que ganham pra ai 500 ou 600 euros por mes ai na Madeira!