sábado, 9 de fevereiro de 2008

Proposta à RTP II

Pelos comentários que recebi parece ter existido dúvidas na minha opinião sobre a linha editorial do telejornal da RTP Madeira. Em primeiro lugar, muitas das propostas apresentadas (no post) como sugestão para destaque alargado no telejornal não têm nada a ver com partidos mas, precisamente, com a sociedade civil; em segundo lugar, sou o primeiro a defender a divulgação, na medida adequada, de todas as iniciativas, contudo, parece óbvio que um congresso anunciado sem a confirmação de qualquer nome, deve ser noticia mas parece-me extemporâneo ter 15 minutos de telejornal; em terceiro lugar, um telejornal deve priviligiar a actualidade e ter critério objectivos para a pertinência e importância dos destaques. Os últimos dois exemplos são a prova clara que nada disso existe!
Sejamos claros, a RTP Madeira anda à nora sem uma linha editorial clara e objectiva. Sabem porquê? Porque se a tivesse todos os exemplos que sugeri como destaque já tinham tido expressão objectiva, de uma ou de outra forma, neste, ainda, medíocre serviço público de televisão.
Mas já agora deixem-me dar alguns exemplos do que sugeri: a questão da entrega do estádio dos barreiros ao marítimo de forma ilegal é uma matéria partidária? A sociedade civil (se é que é possível criar uma fronteira absoluta...) não tem nada a ver com o assunto? Os clubes de futebol não fazem parte da sociedade civil? Os contribuintes que pagarão todo este disparate não são a sociedade civil?
Outro exemplo, a falência do modelo dos parques empresariais é um aspecto partidário? As empresas não são a sociedade civil?
Ainda outro exemplo, a procura das razões do aumento da droga e da insegurança na RAM é um aspecto de ordem partidária?
Façam como quiserem mas não contem comigo para justificar o injustificável...

1 comentário:

Anónimo disse...

Deixo uma pergunta snr.Dr. o que deve acontecer aos directores que deixam essas instituições andar á nora, sem rei nem roque ?'