sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Sem paninhos quentes

O resultado da audiência do Leonel de Freitas à ALRAM é uma autêntica paródia: afinal a oposição aparece demais e deverá vir a ser reduzido o seu tempo de antena!? Está tudo a brincar? Será que ainda existe alguém que acredita nisto? Será que é dificil perceber que nem o problema da RTP Madeira é um problema de estatistica nem os resultados da análise estatística são os que foram apresentados pelo DN Madeira e pelo próprio Leonel que passou dois meses a trabalhar para isto (não o fez antes das eleições...). Não tenho nenhum problema em assumir que o que foi apresentado antes da audiência é uma fraude. É uma noticia instrumentalizada que espero não comprometa o DN Madeira mas apenas quem a fez. Na verdade, mesmo assumindo que existe um estudo, e que esse demonstra que num determinado mês a oposição aparece mais, todos sabemos que a regra não é essa e que nas alturas decisivas a falta de isenção e pluralidade é a regra. Contra factos não há argumentos, independentemente das acrobacias que se façam. Mais. As estatisticas são apenas uma parte, porventura a menos importante, do problema: o alinhamento dos telejornais, a investigação (ou a falta dela) a oportunidade dos debates, a programação, a autocensura, entre outras são questões bem mais importantes e que comprometem (além da estatistica, estou certo disso) o actual responsável pela RTP M.
Sobre isto ainda queria dizer que nada de pessoal me move contra quem quer que seja. Estou de consciência tranquila e é meu dever alertar para quem não cumpre o seu papel de forma adequada, sobretudo quando o efeito na normalidade democratica acaba bastante prejudicada. No limite, diria que a RTP Madeira é uma das principais responsáveis pela eleição (de 4 em 4 anos) de AJJ e o PSD. E por isso, neste contexto, não tenho paninhos quentes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Oh! Drº Carlos Pereira, então o sr. não sabe que o jornaleiro Miguel Torres Cunha só faz fretes ao poder? É um mercenário na C. Social madeirense. Foi a mesma criaturazinha que escreveu que o Porto do Funchal é dos mais baratos do mundo...Onde isto já chegou?

Alexandro Pestana - www.miradouro.pt disse...

Temos de fazer como eles: Abrir um canal de TV e mandar nele pelas portas das traseiras e também injectar capital num jornal.

Ha aquele velho ditado que diz: Se não podes com eles, junta-te a eles. Neste caso será "Se não podes com eles, faz jogo sujo como eles" hehe :)