terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Dúvida

Tenho uma simpatia especial por José Manuel Rodrigues, tive sempre a ideia de uma pessoa com convicções e boas intenções. Não mudei de ideias sobre isto, até porque também sei que na política muitas vezes existe pressões que nos levam a fazer coisas pouco compatíveis com o que acreditamos. Mas a real politik assim obriga. Enfim, não sei se era capaz de viver muito com este posicionamento mas tentarei não criticar.
De qualquer modo, gostaria de dizer o seguinte: posso estar enganado mas parece-me que do ponto de vista prático o CDS ganha muito mais na critica ao PSD. É aí que está o seu eleitorado natural. É aliás isso que faz o PCP e, de alguma forma o BE: critica o PS porque está convicto que precisa ganhar espaço na esquerda, desconfiando que a direita lhe dará votos. Obviamente que nesta análise simplista há ainda que juntar a idiossincrasia da realidade madeirense o que leva a baralhações ideológicas do outro mundo. Mas, tudo isto para dizer que num plano de normalidade o CDS M tem mais a ganhar na critica ao PSD M do que ao PS. Foi aliás isso mesmo que fez o partido no quadro nacional e só assim conseguiu ser governo...
A minha convicção é que era lógico um maior confronto do CDS ao PSD, de modo a lhes retirar eleitores. Menos óbvio parece ser a procura de eleitores no plano do PS M, conforme algumas vezes parece ser a estratégia local... Se calhar estou enganado mas alguns comentários que leio na blogosfera deixam-me confuso!

Sem comentários: