quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Esturro?

Silvio Santos, sócio da empresa em que Marques Mendes é administrador, a Nutroton, vai avançar com uma central de biomossa na Madeira ( a primeira de um conjunto de 3 que irão construir no país). Tenho sobre isto algumas perguntas:
1. no artigo do Diário Económico diz-se que a Nutruton Energias já tem licença para a construção da biomassa na Madeira. Quem concedeu. Houve concurso?
2. Quantas licenças estão disponíveis para a Madeira ou por causa da limitação do mercado estamos perante a criação de mais um monopólio.
3. A empresa de electricidade que é obrigada a comprar a energia produzida tem capacidade para receber quanto? Ou irá ser a barreira à entrada de mais operadores?
4. Estamso perante um negócio sustentável na RAM ou pela escassez de biomassa tudo isto não passa de um oportunismo de curto prazo onde se facilita o investimento com fundos comunitários e aproveita-se o negócio de venda de energia enquanto houver matéria prima. Depois é preciso esperar mais ou menos 7 anos para que a floresta volte a dar mais matéria prima.


Tudo isto é muito estranho e que merece uma explicação do Senhor Secretário Manuel António.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem... esse tipo de noticias não saem nos jornais... ou ja sairam? Ca pra mim ... aqui há gato! hehe