sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Alerta

A corrupção volta a esta na ordem do dia, desta vez pela mão do novo bastonário da ordem dos advogados. O que me parece bastante relevante é que o Dr. Marinho mostra convicção e parece absolutamente decidido em fazer um papel de denúncia sobre uma matéria tão importante como a corrupção que corroi a democracia no nosso país e provoca um efeito perverso na produtividade. Este é um assunto muito sério. Era bom que o país desse a devida importância.

Mas quero falar da corrupção da Madeira e lançar um alerta àqueles que acusaram o PS M de radicais, de lançar falsos testemunhos, de acusar e não dizer nomes, que agora se pronuninciem, em coerência, com esta tomada de posição. É incoerente tomar posições distintas para afirmações semelhantes, só porque se trata da Madeira e se trata do PS. Mais. Desde a campanha eleitoral no Funchal, em que fui candidato à Câmara, que afirmei, preto no branco, as evidentes suspeitas de corrupção. Mas fui mais longe e disse nomes, afirmei de quem estava a falar. Ninguém quis ouvir e, sobretudo, reuniram-se os interesses habituais para tentar o óbvio assassinato politico. Mas o que é curioso é que os supostos inocentes que na altura referi não me colocaram em tribunal, como alguns chegaram a ameaçar (familia Ramos, Sousa,...). Porquê? Enfim, "fui preso por ter cão mas também seria por não ter".
Alguns ignoraram deliberadamente que pouco tempo depois as audiotorias à CMF vieram a me dar razão. Eu estava certo, além das suspeitas havia evidentes ilegalidades. Mas muitos e, sobretudo, os pilares de sustentação deste regime, quiseram esconder, ocultar, disfarçar a gravidade do que se passou, e se passa, na maior autarquia da Madeira.
O que algumas pessoas, e algumas entidades, querem é que algo mude para ficar exactamente igual ou então tentam desviar a atenção para a república com frases do género "mas também há corrupção no continente...!", tentado que a Madeira mantenha o clima de total impunidade que mina profundamente a democracia, o bem estar das pessoas e o desenvolvimento económico.

Marinho Pinho é bem vindo, o seu discurso não é novo, mas era bom que nos concentrássemos na balburdia que se passa na Madeira e transformássemos esta terra não num case study de corrupção mas sim num exemplo de luta contra a corrupção. Contem comigo!

Sem comentários: