quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Uma tristeza que vem de longe


Não sei o que acontecerá ao BCP mas não tenho dúvidas que nada será como dantes. Não sei qual a melhor equipa para o governar. Não vou discutir CV's dos candidatos mas parece evidente estar no terreno mais interesses políticos que empresariais. Nunca imaginaria que isto acontecesse numa das empresas portuguesas mais dinâmicas e mais esclarecidas sobre o poder do mercado. Ninguém fica bem na fotografia e neste momento, o PS que soube colocar, habilmente um nome cavaquista na CGD, satisfazendo o Presidente da República, quem sabe se com o seu aconselhamento, corre agora o risco de perder para Cadilhe no BCP.

Ninguém duvide que os protagonistas da Banca e da Política em Portugal estão de mãos dadas e são cúmplices activos uns dos outros. Confesso que é vergonhosa, e francamente prejudicial à economia real, esta relação, mas basta recordar quem foram os ministros das finanças e da economia do país para perceber a influência que esta sempre teve na política...

Hoje os bancos são donos de todos os grandes negócios. Mais são este que já determinam a própria política pública de apoios às empresas dominando o capital de risco e a garantia mútua, muito à custa de Carlos Tavares que lançou uma alteração de fundo aos sistemas de incentivos passando a dar à banca um protagonismo nunca visto e permitindo que esta defenda clientelas e não interesses públicos. Com esta abordagem, reforçada pelos governos seguintes, os bancos, muitas vezes, são juízes em causa própria porque decidem se apoiam ou não negócios concorrenciais com os seus.

1 comentário:

amsf disse...

A subjugação demonstrada pelos gestores do BCP ao "poder" político revela que algo vai muito mal nas contas do BCP. Se eles se agacham é porque o BCP tem muita porcaria pela qual eles são responsáveis. Mais vale perderem os empregos de luxo do que serem processados judicialmente...deve haver muita porcaria escondida...só falta os espanhóis deixarem passar a tempestade...divulgarem clandestinamente informação sobre a situação financeira do BCP e quando este estiver no "fundo" lançarem uma OPA...Ai a questão já não vai ser se fica na mãos do PS ou do PSD mas de quem é a culpa por este hipotético atentado ao patriotismo económico português!