domingo, 6 de janeiro de 2008

Credibilidade


A dívida da Região não pára de crescer. Todos os que estão atentos a estas matérias sabem-no. Ainda na discussão do orçamento para 2008 essa questão ficou mais do que esclarecida entre os que acompanharam a referida discussão. O que me parece intrigante é que o DN Madeira faça uma primeira página com esta questão mas realçando um pequeno (?) pormenor: apresenta valores de dívida significativamente inferiores aos efectivos. Ora não sei se o Senhor jornalista se enganou ou se esta informação lhe foi facultada por alguém com segundas intenções, ou...Enfim, não interessa, o que é relevante é que a conta de 2005 da RAM já apontava valores da dívida bastante superiores ao que o DN Madeira traz na sua primeira página de hoje. Na verdade, se quisermos contabilizar apenas a divida directa (incluindo a administrativa) e indirecta e deixar de parte a divida do Sector Público Empresarial (embora na minha opinião tendo em conta a fragilidade dos activos do SPE, esta deve ser considerada para contas futuras) em 2005 o passivo da Região já era de 1 786 milhões de euros, conforme é possível constatar no relatório do Tribunal de Contas, pg 146, sobre a conta da Região de 2005. Ora não entendo onde vai buscar o Senhor jornalista 1651 milhões, são menos 131 milhões de euros se considerarmos valores de 2005, o que já nem é realista!?
Hoje os termos desta dívida, incluindo o SPE ultrapassa largamente os 3000 milhões de euros o que dá o dobro do valor em dívida por cada um dos madeirenses (12 000 euros) do apontado pelo DN Madeira.

Era bom um esclarecimento sobre esta matéria a bem da credibilidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

O próprio Diário já contabilizou um total de dívida muito superior pela pena de um escriba ao serviço do (Des)Ventura Garcês.
Anda muito por baixo a credibilidade do Diário.