quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Toda a verdade

A dívida da RAM é manifestamente superior aos números oficiais. Infelizmente, continua a existir deputados do PSD que estão convencidos que nada disto é verdade. Ora não me interessa nada que estes senhores convivam bem com a mentira e a falta de rigor. Não me interessa nada que estes senhores não se preocupem em esclarecer o que têm dentro de casa.
Para mim, e estou certo para os madeirenses, o que é relevante é um esclarecimento adequado do valor global de dívidas e das suas responsabilidades para todos nós mas não apenas a dívida directa e indirecta que resulta da análise do orçamento.
Essa já sabemos, mas vou lembrar:
735 + 1500 (avales, contando com o valor inscrito no ORAM para 2009)+150 (titularização)+ 200 (EANP-descontando os que foram integrados na dívida directa)=2685 milhões.
Mas, a tudo isto, é preciso juntar valores importantes que estão fora do escrutínio do orçamento, a saber:
Divida do Sector Público Empresarial (Sem avales) = 1000 milhões (em 2006)
Operação Via Litoral = 900 milhões (um custo efectivo de 900 milhões, que entraram no ORAM como receita extraordinária mas mais não são do que dívida - nos orçamentos não existe informação sobre o esforço financeiro desta matéria
Operação Via Expresso = 900 milhões
Operação Via Madeira = 900 milhões
Portanto, era útil que estes valores fossem convenientemente explicados e, sobretudo, que os deputados do PSD tivessem a coragem de assumir que o seu governo assenta toda a estratégia em endividamento "chutando" para o futuro o seu pagamento. Apesar de tudo, caso não queiram aceitar este conselho, pelo menos não façam figuras tristes!

Sem comentários: