sexta-feira, 7 de março de 2008

Um escândalo que nunca mais acaba!

O Porto de Leixões movimenta 282 000 contentores e o respectivo concessionário do Porto, factura, de acordo com o seu relatório de contas 2006, cerca de 38 milhões de euros.

Da concessão efectuada ao terminal de contentores a autoridade portuária recebe quase 11 milhões de euros, além dos quase 3 milhões da concessão à carga geral e granéis.

No Porto do Caniçal movimentam-se por ano cerca de 81 000 contentores, a facturação da OPM é de cerca de 15 milhões de euros, não existe concurso público, concessão ou contrapartidas.

Ou seja, a OPM factura metade (??) do concessionário de Leixões e movimenta menos 4,5 vezes o número de contentores.

O Porto de Aveiro que movimenta perto de 3 milhões de toneladas, contra a 1,8 milhões do Caniçal, o seu concessionário pratica preços na ordem dos 122 euros contra os 197 do Caniçal. Mesmo assim, esta concessão vale à autoridade portuária de Aveiro cerca de 5 milhões de euros. Na Madeira, nem concurso público, nem concessão, nem contrapartidas.

Portanto, reside aqui o facto de ser praticamente impossível, com esta política, que a APRAM reduza as suas elevadas taxas.

1 comentário:

Anónimo disse...

São números destes que não aparecem nos mass media e deviam aparecer para o ze povinho saber!