terça-feira, 11 de março de 2008

Política de terra queimada

Com uma grande dose de irresponsabilidade a maioria PSD votou contra a proposta do PS de calcular o PNB regionalizado e desta forma aferir o verdadeiro contributo da Zona franca assim como a verdadeira riqueza da Região. Na verdade, o PSD tenta ultrpassar um grande erro cometido no passado que obrigou a saída da Madeira da Região objectivo 1 com outro erro que manterá a penalização à nossa Região no quadro europeu e, por consequência, nacional...

Para o PS Madeira, com o cálculo o PNB regionalizado, será possível:

1) Abrir caminho para avaliar o nosso desenvolvimento de forma mais séria, mais realista e que vá de encontro aos interesses dos madeirenses. Para isso é preciso saber qual a riqueza que fica de facto na Madeira. Sem este cabal esclarecimento não é possível tomar opções sustentadas e realistas.

2) Dar corpo ao que estipula a LFR e que poderá favorecer a Madeira. Segundo a lei das finanças regionais no fim do 3º ano, caso existam dúvidas sobre as condições de desenvolvimento das regiões, sobretudo as que têm zonas francas, deveria ser encontrado a fórmula adequada para sustentar eventuais alterações nas transferências (conforme artigo 59, alíena 2, c da LFR). Nós não vamos descansar sem provar que a Madeira está a ser fortemente prejudicada pelo erro histórico do PSD que já fez a Madeira perder muito dinheiro.

Sem comentários: