domingo, 2 de março de 2008

A liberalização...Volto a dizer

Há muito tempo que chamo a atenção para os perigos de uma liberalização de um tema tão relevante como os transportes aéreos sem o devido acompanhamento das entidades responsáveis. Na verdade, aqui neste blogue já escrevi que a liberalização pode ser um remédio ineficaz para a melhoria dos transportes na Madeira e para que seja um factor de mudança carece de um esforço do Governo Regional de modo a evitar que a pequena escala do mercado da Madeira não seja um argumento aos operadores para ficarmos piores do que estávamos: preços mais altos e menos frequências...Este cenário não é assim tão distante como possa parecer. Sem obrigatoriedade de serviço público e com poucos (ou os mesmos operadores) é quase certo que o mercado não irá satisfazer as intenções da Madeira.
É por isso que concordo em absoluto com as dúvidas de LFM que no seu blogue refere um artigo do DN Madeira (julgo que do Oscar Branco) sobre este possível cenário.
Então o que era esperado? Antes de mais uma clara noção da capacidade do mercado da Madeira em atrair outras companhias. A liberalização de per si não atrai. Era preciso uma atitude pró-activa do Governo Regional. Infelizmente a nossa responsa´vel pela pasta dos transportes anda há muito tempo a estudar dossiers mas quanto a soluções e inicitivas objectivas não se conhece nada. Esperemos que seja apenas uma questão de estilo!?
Por outro lado, era bom não confundir o que se passa na rota Lisboa Madeira com o tema das companhias de baixo custo em que o GR paga para virem para cá!? Esta situação tem outros problemas (em que se destaca a passagem da depedência dos operadores tradicionais para a companhia aérea, mantendo a dependência do nosso turismo).

1 comentário:

amsf disse...

Já escrevi várias vezes que independentemente da componente política que este processo possa envolver o factor combustível tem muito peso e não estou a ver o petróleo voltar a cotar abaixo dos 70 USD...Se a ciência não superar este problema e os biocombustíveis não são solução os melhores tempos da aviação no médio prazo acabaram...