sábado, 15 de março de 2008

Onde está o confronto necessário?

Existe uma certa comunicação social que, de vez em quando, passa a mensagem de que o PS não tem soluções, que não tem propostas. Ora o que é intrigante é que nunca vejo essa mesma comunicação social a promover os debates adequados para confrmar se o PS tem ou não um projecto para a Madeira, diferente daquele que o PSD tem implementado (se é que se pode chamar projecto...).
Se assim acontecesse ficaria resolvido de uma vez por todas: o PS morria defin itivamente porque, publicamente, ficava claro para todos os madeirenses que não sabe o que quer fazer...
Sendo assim, desafio para que se concretize esta vontade: promovam debates e transmitam aos madeirenses as ideias (ou a falta delas!) dos socialistas madeirenses.
Desde já, na àrea da economia, estou disponível para este combate mortífero (segundo alguns jornalistas) com as figuras mais proeminentes do PSD nesta àrea. Estou disponível para ser arrasado e de uma vez por todas puderem dizer que nós não sabemos o que queremos. Mas é preciso esta prova dos 9. Se têm coragem arrisquem! Promovam o confronto, sempre que existir situações que criticamos. Mas, divulguem o que for dito e o que for explicado. Não façam como até hoje. Tudo o que é apresentado é escondido dos madeirenses. Querem exemplos? O PSD não tem um plano para a inovação, o PS tem mas os madeirenses não conhecem porque a imprensa não quer...; o PSD não sabe o que fazer com o falhanço das actividades das sciedades de desenvolvimento, o PS sabe mas os madeirenses não conhecem; o PSD não sabe como sair deste imbróglio que ele próprio criou de um PIB empolado, o PS sabe mas os madeirenses não conhecem a questão ou a possível solução; o PSD está a braços com um desemprego crescente e não tem soluções, o PS tem mas os madeirenses desconhecem; o PSD não consegue apresentar soluções para diminuir o endividamento, O PS sabe o que fazer e tem soluções mas os madeirenses não conhecem; o PSD não tem a menor ideia do que fazer para promover a diversificação da economia da Madeira, o PS tem soluções e acções concretas que o distingue claramente da política economica do nada fazer de AJJ, mas os madeirenses não conhecem; o PSD não tem soluções para a crise no comércio, o PS tem propostas e soluções concretas mas os madeirenses não conhecem; o PSD não tem a mínima noção de qual a orientação estratégica que quer dar ao turismo e nem sabe por onde começar, o PS sabe o que quer do turismo da Madeia tem soluções e os madeirenses não conhecem,...etc, etc,etc...
É bom esclarecer que os madeirenses não conhecem porque aqueles que afirmam que não temos propostas escondem mais do que ninguém as soluções apresentadas.
Devo dizer com toda a segurança que as soluções para os problemas da Madeira podem ser encontradas com competência, esforço e dedicação. Não me parece dificil e acredito que com abordagens adequadas e coerentes, na busca do bem comum, resolveria muitos dos problemas actuais. Infelizmente, o que me parece mais dificil de resolver é este "boicote" às soluções do PS e às propostas sérias e que apenas têm por objectivo a melhoria da situação a Madeira.
Não estamos a falar de propostas. Falamos de democracia. Falamos de comunicação social plural. Falamos de justiça na comunicação e na transposição da informação. Falamos de confronto de ideias (única forma dos eleitores perceberem quem tem melhores soluções).
O que hoje (e desde há muito tempo a esta parte) está em causa na Madeira não é encontrar soluções é ter oportunidade de apresentá-las!

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma pergunta filho. Por que não colocas neste blogue as tais soluções ?


melro preto

Luís Vilhena disse...

"Existe uma certa comunicação social que, de vez em quando,..."
Uma certa?! Isso queria dizer que haveria outra, não? Onde é que está essa outra?

Anónimo disse...

Temos de criar um "gratuito" como o JM para fazer chegar as nossas propostas à casa do ze povinho madeirense... Até lá, vão-nos censurar SEMPRE nos mass media regionais. Alguns se pudessem, nunca colocariam nada relacionado com o PS-M.