sábado, 5 de julho de 2008

Mais afirmações contraditórias...Até quando vamos ignorar?

Por motivos profissionais estive uma semana no estrangeiro. Voltei à Madeira e sou surpreendido com uma noticia no DN Madeira - retirada de afirmações da responsável dos transportes no Governo Regional - sobre a liberalização dos transportes aéreos, em que, como se nada tivesse acontecido até agora, a Senhora resolve dizer esta coisa surpreendente: "receio que a alteração das regras agora em vigor possa afastar novas companhias".
Parece óbvio existir uma esquizofrenia absurda neste processo! Mas também parece evidente que a imprensa demonstra uma total apatia, deliberada ou não (em qualquer caso muito grave!) perante um dos casos mais caricatos da governação do PSD da Madeira! A televisão pública não liga nenhuma a este assunto, bastante sério, limitando-se a cumprir uma agenda minimalista. A RDP, fez o papel de ajuda ao branqueamento do processo em curso, fazendo uma das entrevistas mais "nonsense" sobre esta matéria, evitando confrontar a responsável por tudo o que se passa, com um contraditório que todos sabemos ser bastante relevante. O DN Madeira, por outro lado, "assobia para o ar" e vai dizendo o que lhe vão passando para a mão, seja governo seja oposição. Não interessa, neste caso, que o governo esteja completamente aos papeis com este assunto ou que todo o catálogo de propostas sejam um verdadeiro hino à ineficácia, porque tornou um assunto sério da governação num folclore partidário. Esperava-se uma imprensa com critério editorial: denunciando as contradições e os exageros que este processo tem caído. Esperava-se uma imprensa que confrontasse a Secretária com o que já disse a APAVT. Esperava-se uma imprensa que colocasse as questões no sitio certo: queremos ou não liberalização? queremos ou não esta liberalização? Aceitamos ou não este acordo? Foi ou não discutido o conteúdo do trabalho do grupo criado para o efeito? Quais as conclusões do trabalho que forma implementadas? A pasta da liberalização que estava nas mãos de Santos Costa foi ou não passada de forma conveniente a Conceição Estudante? Depois disto e após verificar a "baralhação" do governo, era muito relevante saber: onde está o novo dossier - estou certo ser uma "mentirinha" da Secretária - ? Onde vamos parar com propostas absurdas como a do próprio PSD? O que se passa no PSD, designadamente na confusão e contradições sistemáticas entre grupo parlamentar e governo?...
É bom lembrar o que andou esta responsável a dizer nos últimos tempos: disse que o acordo era histórico, depois já disse que o governo não respeitou o principio da continuidade territorial e que a culpa não foi sua, apesar de nada ter dito na altura da publicação do decreto; afirmou de seguida que não houve má fé do governo da república, contrariando as opiniões de AJJ, Guilherme Silva, o grupo parlamentar na ALRAM e, até, imaginem, as suas próprias declarações; sem pensar duas vezes, apresentou uma proposta que associa o subsidio a uma percentagem, "rebentando" por completo a filosofia do processo de liberalização, sabendo ser esta uma situação quase impossível de ser aceitável; e, só para não ser exaustivo, quase na mesma altura diz que receia que alterações - que ela própria já propôs - pode colocar em causa a liberalização que, agora, já volta a dizer estar em conformidade com os seus desejos!!!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

A televisão publica está preocupada com quotas e com as benesses pessoais para alguns dos seus chefes como falava ainda há dias o DN.E o baile continua com ps e psd madeira a deixar o barco á deriva. Assim ,mais vale reduzir aquilo ao mínimo e poupar alguns milhões de euros ano..