terça-feira, 15 de julho de 2008

A falha (grave) do PSD

O PSD da Madeira votou contra uma proposta séria e consistente (do PS Madeira) para dar novo alento ao comércio da Região (Plano de Ordenamento e Estratégico para o Comércio da RAM). Era uma oportunidade (sem custos) para reflectir e colocar todos os agentes numa plataforma de consenso sobre um dos sectores mais importante da RAM. Como sempre, com uma argumentação atabalhoada, o PSD votou contra.
Já agora que fique claro que outras (muitas) cidades e regiões europeias, algumas bastante mais liberais do que este PSD da Madeira que é tudo menos a favor do mercado (basta observar os monopólios por decreto e as concessões ruinosas que tem oferecido ao longo dos anos, já para não falar na expulsão do investimento privado através das asneiras do investimento público - conforme confirmou AJJ ontem) têm abordagens desta natureza dando valor ao seu comércio, garantindo a sua sustentabilidade e contribuindo para a harmonia económica dos lugares. Bom que fique claro: o liberalismo defende a intervenção do estado quando existe falha de mercado. Portanto, o que acham os senhores que se passa na Madeira?

1 comentário:

il _messaggero disse...

Falta ao Funchal e à área envolvente ( e já agora a todas as grandes cidades portuguesas e respectivas áreas de influência) um verdadeiro plano estratégico de orientação que privilegie e conceba a cidade como espaço físico, mas acima de tudo como espaço de plena interacção humana e de inovação. Estas duas perspectivas nunca poderão estar dissociadas.

Barcelona fez isso há largos anos com os excelentes resultados que se sabe (basta lá ir para verificar o que falo).