quinta-feira, 31 de julho de 2008

Toda a verdade...

Para comparar o comportamento do PIB de um país, ou região, ao longo de um determinado período, é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. O primeiro diz respeito ao valor do PIB calculado a preços correntes, já o segundo é calculado a preços constantes.
Assim, para avaliar de forma mais consistente a criação de riqueza de um país, ou região, o mais indicado é utilizar o PIB real, que leva em conta apenas as variações nas quantidades produzidas dos bens, e não nas alterações de seus preços de mercado. Para fazer isso utiliza-se um deflactor (por exemplo um índice de preços) de modo a retirar o efeito da subida dos preços e avaliar o que cresceu em termos de produto.
Assim fazendo uma análise do PIB real, de acordo com os últimos dados publicados pelo INE, e analisando a evolução para o período entre 2003 e 2006 (4 anos), percebemos o seguinte:
o crescimento do PIB real na Madeira, nesse período, foi de 1,275; já o crescimento do PIB real nos Açores foi de 2,05!
Isto é tanto mais grave porque não foram retirados do PIB da RAM as imputações anómalas da Zona Franca que empolam o seu valor. Ou seja, na prática a nossa situação é bastante mais preocupante. Por isso, o mito do sucesso da política económica está a um passo de se transformar num autêntico fracasso. É o pesadelo do PSD...”

Sem comentários: