terça-feira, 22 de abril de 2008

A obra III: indicadores sociais


Depois de todas estas coisas boas que a governação do PSD nos deixou, vamos aos resultados da Governação que merecem reflexão profunda:

- Desemprego: são cerca de 9000 pessoas, somos a região do país em que este indicador mais cresce. E a sua gravidade é significativa porque a Madeira não tem em curso uma reforma do padrão de desenvolvimento. Em consequência, 40% do nosso desemprego é de longa duração, ou seja, estrutural.

- A Região da Madeira, segundo o INE, verifica o pior indicador de conforto do país. Ficamos atrás de todas as restantes 6 regiões NUT II

- Em 7 regiões temos o 3º pior poder de compra do país. Melhor que nós está o Algarve, o Norte, o Centro e Lisboa e Vale do Tejo.

- Na distribuição de riqueza temos também os piores resultados. A região não tem sabido distribuir de forma adequada a riqueza criada. Os milhões de transferências externas e o IVA mais baixo tem servido apenas pequenos grupos de interesse, conforme prova este indicador.

- Em consequência, 1/3 da população da Madeira, ou ¼, conforme o estudo, vive abaixo do limiar da pobreza. Podem ser 50 000 ou 80 000 pobres, em qualquer dos casos um falhanço estrondoso da politica social.

Sem comentários: