domingo, 16 de março de 2008

Discordo completamente de David Caldeira

Mais uma vez não posso estar de acordo com David Caldeira quando opina sobre as razões da situação do comércio da Madeira, a pedido da jornalista Rosário Martins, numa peça hoje no DN Madeira. Aliás observo até uma extraordinária contradição nas suas observações quando afirma que a sociedade mudou e que agora existem novas centralidades com dinâmcia comercial (?!). Parece que o Sr. Eng anda contagiado pelas balelas inconsistentes de Albuquerque. Ou será que se referia à quantidade infernal de centros comerciais que uma terra de apenas 120 000 compradores, cada vez com menos dinheiro, tem se atrevido a construir, numa total incoerência e esquecimento pelos mais elementares principios do ordenamento e da sustentabilidade dos negócios, assim como numa verdadeira machadada numa estratégia (que se queria vencedora) de um Funchal "atraente" comercialmente? Parece-me querer perceber que para o sr. Eng. o Toco, por exemplo, será mais um sinal da modernidade e, obviamente, mais uma coisa boa para o comércio no Funchal. Não é verdade?! A questão de fundo Sr. ENGENHEIRO David Caldeira é que as supostas novas centralidades foram mal planeadas e, mais, são a expressão mais visível de um desgoverno do ponto de vista de ordenamento absolutamente inadminssível. Assim, o comércio tem andado ao sabor da especulação imobiliária levando a uma canibalização sistemática de negócios. O comércio surge sempre (mal) associado à construção de um qualquer prédio e não a uma necessidade efectiva ou a uma dinâmcia da procura consistente. Não há plano de ordenamento comercial, não há estratégia de aumentar o nº de compreadores associando o turismo ( se bem feito poderia duplicar o nº de clientes). Discordo em absoluto que os comerciantes no Funchal não tenham feito esforço de melhorar as suas lojas e entrar em esquemas de comércio mais modernos e apropriados aos tempso de hoje. Basta observar os franchisings que abrem e fecham no Funchal. O problema já não é esse. O problema é de planeamento e de ausência de contéúdo estratégico nas entidades governamentais e das autarquias. Quanto à suposta necessidade de animação comercial na cidade também me parece evidente que as associações empresariais têm feito o seu papel. Mas, meu caro eng., sem mercado nem com o AJJ disfarçado de palhaço, os comerciantes irão melhorar os resultados dos seus negócios. Quanto aos horários do comércio é outra falsa questão: hoje o contrato colectivo de trabalho do comércio permite que sejam os comerciantes a decidirem as horas que querem abrir e fechar. Mais uma vez falamos de planeamento...
Quanto aos paqímetros caros que David Caldeira sugere só me apetece perguntar, ainda mais caro? E mais. Como pensa o Sr. Eng. compaginar essa abordagem com a proliferação de parques que a autarquia do Funchal criou no centro da cidade!?

4 comentários:

amsf disse...

Quem autoriza a abertura de Centros comerciais, bem ou mal, e porque que se saiba a população não está a aumentar nem o seu poder de compra, tem consciência do que acontecerá ao comércio dito tradicional. Naturalmente que se pode apostar no comércio de Centro Comercial, não se pode é dizer aos comerciantes que a culpa é dos mesmos...A falência do pequeno comércio é uma consequência lógica da abertura de mais Centros Comerciais...

Anónimo disse...

Uma coisa engraçada que eu não percebo é que, apesar de se terem abertos muitos centros comerciais na Madeira, Há tempos andei em várias superfícies e não encontrei recargas pra minha escova de dentes, uma OralB CrossAction Power. Será que os Madeirenses não sabem o que é uma escova de dentes electrica?

O comércio tradicional precisa de mais apoio pois muitas das pessoas que estão a frente do mesmo não tem formação adequada para inovarem e fazerem outro tipo de exploração para se aguentarem de porta aberta, as vezes até nem sabem atender bem os clientes, no entanto, não defendo que se abram mais centros comerciais pois acho que já há demasiados e todos são quase a mesma coisa.

Anónimo disse...

Greetings, my friend. I hope you read english. I invite you to visit hppt://wwwgensferreria.blogspot.com
My view of democratic freedom is that freedoms must be balanced at all times by corresponding duties, both in so far as the individual and the collective are concerned. Else a nation becomes a brothel and Mafia triumphs!This is what is happening to-day with modern democracies.

Anónimo disse...

Este Alexandro, além de não saber escrever, continua a ofender os madeirenses, de quem quis o voto (quando era JSD) e quer ainda (como pró-PS local; diferente do nacional).
Já agora: quem pagou a escova de dentes? O papá ou já trabalhas?

Ainda bem que não há centros comerciais abertos no Continente com a autorização do PS... Pelo amor de Deus... Tanta ignorância política!