quarta-feira, 13 de maio de 2009

Um debate importante que tem de ser definitivo

Agradeço ao meu amigo Miguel Fonseca o relançamento de um dos debates mais importantes no panorama regional de hoje: a adequada avaliação do desenvolvimento da Madeira e o erro de calcular o PIB e não o PNB regionalizado (note-se que o que é critico não é o Bruto ou Liquido mas o Interno ou Nacional)
Na verdade, quando se discute as questões da União Europeia ( e esta é uma delas de crucial importância) existem três matérias muito importantes (e decisivas) para o sucesso das pretensões de quem quer que seja, são elas:
1. o, tempo (as matérias devem ser preparadas com o tempo suficiente para serem claras as pretensões do país e da Região, encontrando os parceiros adequados).
2. a argumentação credível e bastante sustentada. Acabou o tempo do “lobby pimba”. Só com trabalho credível e sério é possível que alguém nos oiça ( os indicadores a usar devem ser objectivos e concretos)
3. e lobby. Sem este importante mecanismo é impossível fazer o que quer que seja…

Ora, o tema merece então que nos concentremos no segundo aspecto: a argumentação credível. Para isso, devemos usar os indicadores adequados e, nesta matéria só um cálculo do PNB regionalizado (porque falamos da Madeira) ou mesmo o RNB regionalizado deve ser ponderado porque é um indicador que tem em conta apenas a riqueza que fica na região (é retirada aquela que sendo produzida na RAM sai para os países de origem das empresas e é adicionado a riqueza de empresas regionais no estrangeiro- que contam para o PIB das regiões onde trabalham e para o PNB da Madeira). Ou seja o que é critico não é se o Produto é Bruto ou Liquido (aqui a diferença e com ou sem amortizações) o que é critico é que o produto é Interno ou Nacional.

Assim PNB da Madeira = PIB da Madeira - riqueza produzida por empresas estrangeiras na Madeira (são muitas decorrente da Zona Franca)+ riqueza produzida por empresas madeirenses no estrangeiro (são muito poucas).

Sem comentários: