quarta-feira, 6 de maio de 2009

Um bocadinho mais de rigor. POR FAVOR

A peça do DN Madeira que alerta para o abandono de mais uma companhia aérea da rota da Madeira permite sublinhar a fragilidade da gestão do destino e o perigo da dependência excessiva deste tipo de operadores confiorme já afirmei várias vezes) e permite ainda demonstrar a importância de taxas aeroportuárias mais baixas (conforme já expliquei imensas vezes).
Contudo, esta noticia tem um ERRO grave. O DN M indicia (sem razão, diga-se em abono da verdade) que a competência da redução ou aumento das taxas aeroportuária é do estado. É MENTIRA!
A competência é do Governo Regional e a prova disso foi a proposta de decreto legislativo regional que o PS Madeira apresentou na ALRAM ( e que o PSD chumbou) para harmonizar (e portanto baixar) as taxas aeroportuárias com os aeroportos nacionais. Mais. O DN Madeira afirma que só é possível reduzir as taxas se o estado assumir o custo. É mentira porque esta questão depende só da vontade política do GR.
É bom que se diga que a solução que o governo regional preconiza, - que deve ser o estado, através da ANAM (que a ANA, empresa pública, tem 90%) - não é a única solução. Vale a pena perguntar qual é a importância do turismo para o GR e o PSD? Quando se trata de financiar obras inúteis até AJJ se empenha em pedir dinheiro emprestado (Via Madeira) ignorando o efeito que terá sobre todos nós. Quando se trata de apoiar o único sector que cria riqueza, chuta para os outros...
Exige-se, por isso, mais rigor no tratamento destas matérias...

O diário escreve isto:
"...Como se sabe as taxas aeroportuárias na Madeira são das mais caras, o que leva os agentes do sector a reclamar uma redução que só é possível a partir da assumpção por parte do Estado - enquanto accionista principal da ANAM - do custo resultante de uma redução dos proveitos..."

Sem comentários: