sábado, 18 de outubro de 2008

A resposta do grupo parlamentar do PS M: vamos ver até onde vai o histerismo do PSD

O grupo parlamentar do PS, respondeu da seguinte forma à paranoia do PSD, traduzida na conferência de imprensa de ontem. Uma conferência em que ninguém conseguiu perceber se o que foi anunciado é uma iniciativa do grupo paramentar na ALRAM ou do PSD. A confusão é grande mas, como todos sabem, não é a mesma coisa.

"A nossa agenda, a agenda do PS Madeira, é a agenda dos madeirenses e da Madeira. Ninguém, por nenhuma razão, nos obriga a discutir assuntos paralelos e acessórios de interesse partidário.
Não nos envolveremos em agendas paranóicas.
Muito menos a reboque de partidos desesperados como demonstra andar o PSD, conforme os anteriores episódios assim o demonstram.
Mas, é preciso dizer o seguinte: O PSD abriu a caixa de Pandora. Por isso, agora, vamos até ao fim e veremos a coragem e o fôlego deste PSD.
Que fique também muito claro que assuntos sérios trata-se com gente séria e de forma séria. O PSD já demonstrou não é um partido de confiança, muito menos de pessoas com credibilidade política. Aliás, a falta de credibilidade é a marca do PSD.
O PSD é um partido mergulhado nas suas guerras e obcecado pela prática da mentira e da maledicência aos outros: aos Açores, ao Engenheiro Sócrates, aos Socialistas, aos Comunistas, a tudo o que mexa e seja contra o seu desastre governativo.
Por isso, o povo começa a entender que o PSD está contra os madeirenses e a favor dos seus interesses.
Os senhores do PSD estão a cometer um erro estratégica grave, mesmo muito grave: querem colocar a discussão no patamar de quem fez a Madeira perder mais dinheiro nos últimos anos?
Então, vamos a isso!
Ora, a penúria de medidas e o vazio de projecto político eram já razões suficientes para o PSD perder esta guerra. Mas ainda estamos no início. Nem todos perceberam o grave problema que temos em mãos, criado pelo PSD.
Dívidas atrás de dívidas, desperdício atrás de desperdício, fazem do governo uma máquina oca de funcionalidade e apenas capaz de pagar as suas dívidas, a muito custo e com ajuda da tão vilipendiada República, conforme prova o “programa pagar a tempo e horas”.
Sem esta iniciativa da República, que muitos querem esconder, e que deu à Madeira 300 milhões de euros, o Governo Regional do PSD nem tinha pago os salários aos funcionários públicos. Todos sabemos disso. A gravidade do que está em causa não pode, por isso, ser escamoteada.
Nem o PS Madeira nem os Madeirenses hão-de perdoar todos aqueles que ousarem ser cúmplices na ocultação do problema e na gravidade da situação económico-social.
Vamos até às últimas conseqüências contra aqueles que ensaiarem a cumplicidade habitual.
E é por isso, pelo apuramento cabal das responsabiliades, que o grupo parlamentar do PS Madeira, pasmem-se, está de acordo com o PSD se o PSD for consequente e quiser mesmo o apuramento das responsabilidades pela grave situação actual, e por isso, o PS Madeira está disponível a acompanhar a agenda de reclamação junto das mais altas instancias nacionais, mas não só.
Nós queremos mais.
Para isso, é preciso incluir na agenda três coisas determinantes. Matérias que condicionaram todo o processo e são a razão da situação actual:
1. A queixa da perda dos 500 milhões de euros da União Europeia, por culpa do PSD e do Governo, um dos erros mais graves de todos os tempos da História da Região e que pode ser considerado, pela forma como se perpetrou, um crime de Alta Traição ao povo da Madeira, o que devia envergonhar aqueles que ainda têm o descaramento de abrir a boca para se queixarem. Uma queixa que levaremos convenientemente documentada e que significa menos cerca de 80 milhões de euros em 2009.
2. A queixa da penúria governativa, da inactividade e da asneira sistemática, cuja conseqüência é: mais pobreza, mais toxicodependência, menos educação, mais dívidas (muito mais dívidas) e menos bem-estar. Apesar de muito mais dinheiro nos cofres da Região. Esta situação é insustentável. Não existem medidas de governação para minorar os problemas sociais e dinamizar a economia, mas, em contrapartida, há muito dinheiro para pagar empreiteiros do regime numa Madeira vendida aos bocados. A Via Madeira, a Via Litoral a Via Expresso, representam mais de 3 000 milhões de euros e hipotecaram mais de 30% do Orçamento da RAM por cerca de 25 anos. As sociedade de desenvolvimento estoiraram 600 milhões de euros e vão significar mais de 1 000 milhões de euros de dívidas. Este descalabro dava para criar mais de 100 Caixas de Crédito Agrícola na Madeira, resolver todo o problema da habituação da Madeira, ou resolver todos os problemas da pobreza e da toxicodependência. Mas não aconteceu nada disso. Deu para endividar os madeirenses , hipotecar o futuro e manter no poder esta governação podre e desonesta.
O PSD estoira milhões e discute tostões. Seria ridículo senão fosse trágico. Convém discutir os tostões, porque nenhum cêntimo pode ser extorquido aos Madeirenses, mas é uma verdadeira ironia que sejam os mesmos que lhes retiraram milhões a fazê-lo. E isso, escandalosamente, ninguém denuncia! O PS fá-lo-á sempre!!

3. E juntar à lista de contactos para defesa dos madeirenses, o Tribunal Europeu que merecerá, da nossa, parte uma queixa de gestão danosa dos destinos dos madeirenses. Não admitimos que a culpa morra solteira. Quanto ao Presidente da República, não hesitaremos em recordar as razões da dissolução da Assembleia da República em 2005 e comparar com o desastre governativo madeirense e a situação actual na Madeira.
Finalmente, informamos que vamos apresentar um pacote de medidas para o Orçamento de 2008 da RAM. Veremos o que faz este PSD, porque, caso as ignore, ponderamos juntar mais uma queixa, a quarta, à quase paranóica agenda do PSD.
Desafiamos, por isso, o PSD a acompanhar estas preocupações e a incluir na agenda o que verdadeiramente prejudica os madeirenses. A incluir tudo e até ao fim.
Sendo assim, O PS Madeira não tem dúvidas: os madeirenses estão ofendidos, aborrecidos e sem esperança.
Não percebem os gastos do governo, o desperdício e a ausência de soluções. Não percebem o clima de corrupção e de gastos sumptuosos, numa altura de crise criada pelo próprio PSD.
Por tudo isto estão confusos para saber o que vale 0,1% do orçamento regional que é a razão da queixa do PSD.
Não percebem como tudo é posto em causa de forma histérica, leviana e provocatória, penalizando, ainda mais quem tem de sobreviver o dia a dia. Não percebem o fulgor da violência verbal em contrapartida à pasmaceira governativa. Não percebem como pode ser possível negociar com bons resultados, insultando sistemáticamente o interlocutor institucional.
Por isso, as medidas do Orçamento de Estado são, por enquanto, as únicas coisas boas que conhecemos nos últimos tempos: menos impostos, maiores salários, mais investimento, mais apoio às famílias, ajuda para o pagamento do crédito da casa, ajudas para os mais velhos, mais creches, mais tempo para pagar as dívidas.
Quanto à Madeira nem uma medida. Nem uma iniciativa em prol dos madeirenses. Só chicana política, para alimentar o espectáculo deprimente.

Em síntese:

1. Queremos o apuramento da verdade, de toda a verdade, e estamos dispostos a ir até às intâncias nacionais ou outras;

2. Não estamos é dispostos a participar e a ser coniventes com a “operação de branqueamento” que está em curso, com os aliados do costume, a qual se destina a ilibar o PSD do crime de Alta Traição cometido contra a Madeira e os Madeirenses, a quem foi retirada um total de 500 milhões de euros, apenas para sustentar uma operação de propaganda política, com fins exclusivamente partidários!
3. Por isso, vamos onde for preciso com toda a informação e toda a trapalhada do PSD: Sociedades de Desenvolvimento, via expresso, voa Madeira, monopólios, perda de 500 milhões, perda na LFR,...Tudo.
4. O PS-Madeira não é o responsável pela situação de descalabro a que a Região chegou e muito menos pelas asneiras negociais cometidas. Sobretudo porque nunca governou a Madeira e jamais esteve sentado na mesa das negociações do que quer que seja. Esta é a realidade e não admitimos esta hipocrisia. Contudo, o PS M está disponível, responsavelmente, para defender o interesse da Madeira. Para isso, há que apurar responsabilidades! Todas as responsabilidades.
5. Por isso, o PS exige saber o que foram fazer, os dois principais responsáveis pela grave crise regional, a Bruxelas. Os Madeirenses, que pagaram a viagem, também exigem ser informados!

1 comentário:

Alexandro Pestana - www.miradouro.pt disse...

Zaragata na Câmara Municipal de São Vicente - Toda a verdade em: www.miradouro.pt/docs/PRel_Miradouro_pt_18102008.pdf