sexta-feira, 10 de outubro de 2008

AJJ culpado por perdermos 500 milhões da UE e, por consequência, da própria LFR

Muitos sectores do PSD continuam a insistir, a ver se pega, no único argumento que lhe parece dar alguma vantagem na discussão da situação actual da Madeira e, sobretudo no desacerto do governo do PSD: a LFR. Ora vamos olhar para isto com olhos de "gente séria".
A LFR é o corolário de um processo de negociação em que o PIB per capita foi o indicador central para medir o desenvolvimento da riqueza de uma região. Ora, todos compreendem que deve receber mais quem tem menos. Certo? Então como a Madeira supostamente tinha mais (de acordo com o PIB per capita), então devia receber menos. Até agora tudo coerente, certo? O que está errado nesta equação e o que o PSD não sabe (ou não pode) explicar é que não teve condições para depois de em 2002 ter afirmado junto da Comissão Europeia, no processo de renegociação dos fundos, que a Madeira era rica,( tinha o 2º maior PIB per capita de Portugal -reafirmado ontem em Bruxelas pelo próprio AJJ, demonstrando que não está arrependido de nada!) e portanto estava em condições de sair da região objectivo 1 e perder 500 milhões de euros (chegando até a esconder um estudo de Augusto Mateus que permitia impedir isto!) não podia, de uma forma coerente, quatro anos depois dizer que afinal tudo o que disse era mentira e que a sua política era uma fraude e que, afinal, a Madeira não era desenvolvida como dizia o PIB e, por isso, era preciso utiizar outros indicadores. Enfim, o que está em causa é que AJJ quis parecer rico para a UE e logo de seguida, 3 anos depois, quis ser visto como pobre face á república. AJJ estava seguro que resolveria a questão da UE, portanto dava-lhe um jeitão em termos das eleições de 2004 mentir à população para ser reeleito. Assim perdemos 500 milhões da UE e mais 35 milhões por ano da república por culpa (incompetência, interesse eleitoral, interesse privado,...) de AJJ. Isto estou totalmente certo e desafio quem quiser para demonstrar o contrário. Ou seja porque razão AJJ aceitou a decisão da UE se afinal achava que o indicador PIB não era adequado? Estava distraído? Porque razão, por muito menos dinheiro, ficou num histerismo exótico e anormal na discussão da LFR? Porque não foi capaz de justificar que afinal éramos menos ricos? Porque não desfez a mentira? Porque não confessou que foi sôfrego por poder e penalizou os madeirenses?
Hoje, esta anormalidade persiste e garanto-vos, da minha parte, recuso-me a discutir este tema sem colocar em cima da mesa a discussão sobre os fundos comunitários. Foi essa negociação que condicionou a negociação da LFR, prejudicando os madeirenses em detrimento de benefícios eleitorais. A questão é como é que AJJ ainda consegue dormir perante esta verdadeira traição!?
Grave é que os partidos da oposição nacional, mal preparados, embarquem nesta discussão voltando a penalizar os madeirenses.

Sem comentários: