segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A mão invisível dos governos

Samuelson, um dos mais eminentes economistas contemporâneos, escreveu que “...em resposta às falhas do mecanismo do mercado, os países introduziram a mão invisível do governo a par da mão invisível do mercado” e continuou, reafirmando que ” ... o papel do Governo numa economia moderna é assegurar a eficiência, corrigir uma injusta repartição de rendimentos e promover o crescimento económico e a estabilidade...” . Portanto, desiludem-se aqueles que procuram culpar o mercado da crise mundial dos mercados financeiros. Nada mais absurdo. Nada mais injusto. Nada mais infundado.
A doutrina da mão invisível de Adam Smith é a outra face da mão invisível do governo. O que se passa hoje nos mercados internacionais não é consequência de um mercado que não funciona é o resultado de um regulador incompetente, desleixado e tendencioso. Foi assim nos EUA, mas também foi assim, por exemplo, em Portugal, com o Millenium BCP, cujos resultados ainda desconhecemos na sua totalidade. Em suma, estamos perante uma economia cujos mecanismos de financiamento são cada vez mais sofisticados, exigindo mais competências, atenção e controle. Nunca antes, no mundo moderno, existiu um grau de interdependência tão grande assente em instrumentos financeiros tão sofisticados mas, obviamente, para que o mercado faça o seu papel, com o funcionamento adequada da lei da oferta e da procura, exige-se acompanhamento e controle, sem hesitações e punindo severamente os que introduzem mecanismos desestabilizadores neste processo. Infelizmente, nem sempre isto tem acontecido.
A crise mundial, com origem no sub-prime, teve ajudas externas preciosas para se propagar, como, por exemplo, a crise do petróleo. Contudo, convenhamos que nunca os governos estiveram tão apetrechados em termos de politica económica no sentido de conduzir à estabilidade adequada. A serenidade e a confiança serão factores decisivos. O mercado reaparecerá mais forte, desde que os governos reconheçam, e apliquem sem hesitação, o seu importante papel...

2 comentários:

amsf disse...

Desregulamentou-se demasiado, alguns privados aproveitaram para fazer grandes lucros e quando falharam nos seus investimentos vem o Estado salva-los à custa de outros privados que não beneficiaram do tempo das vacas gordas e que agora pagarão os prejuízos das vacas magras. Curiosamente o FED e o Tesouro americanos têm que intervir porque certas empresas são demasiado grandes para que se deixe falir. No entanto essa intervenção vem facilitar a junção de entidades que já eram grandes de forma que no futuro terão que ser salvas porque mais do que nunca a sua falência poria em causa o sistema financeiro mundial. A isto chama-se privatização dos lucros e socialização das perdas.

Alexandro Pestana - www.miradouro.pt disse...

Um dia destes aparece mais uma praia de areia amarela no funchal... não deixe!

Atenção a estas noticias, ja andam pelo mundo inteiro.... Os atentados ambientais de roubar areia amarela de outros lados para trazer para a Madeira para as praias da calheta e machico!! Vejam isto!!

http://www.wsrw.org/index.php?parse_news=single&cat=130&art=784