segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Os madeirenses não são chulos!

Ouvi com apreensão a última obscenidade governativa de AJJ. Para ele o Orçamento, o seu conteúdo e a estratégia plasmada depende da discussão da Lei das Finanças Regionais. Sobre isto urge fazer alguns comentários de modo a evitar que este Senhor mantenha esta postura de absoluta irresponsabilidade de quem não sabe o que fazer para sair problema onde meteu a RAM, através de uma escandalosa governação.
Agora este homem tem a “lata” de dizer que não está disponível para resolver os problemas dos funcionários públicos, dos professores, das empresas, das famílias que são obrigadas a pagar mais impostos que em muitas regiões do país. Que não está disponível para ter um orçamento com medidas sérias de contenção da crise que ele próprio foi responsável. Que não está disponível para apresentar medidas para combater a pobreza? Que não está disponível para contribuir para diversificar a economia. Que não está disponível para ter um plano de investimentos coerente e racional?
Contudo, o que é mais grave é que esta postura do líder do PSD ofende profundamente os madeirenses, insistindo na ideia que os madeirenses vivem à custa do continente. Mas afinal quem pensa ele que é? Os madeirenses não são chulos!
E sabem porque razão este senhor não quer fazer nada disto? Porque segundo esta “brilhante cabeça” é preciso negociar mais 2 ou 3% de transferências da república para organizar o plano de actividades da Madeira para 2009. Sem isto o Senhor não sabe o que fazer. Imaginem aquela cabecinha!
Ora, defendo que se exija e que se solicite tudo o que a Madeira tem direito, mas este Governante não venha com “titias” para esconder a sua incapacidade e para disfarçar os erros do passado. Ninguém, no seu perfeito juízo, e com o mínimo de decência, pode ter dúvidas do que quer fazer por causa de 2% ou 3% do orçamento. Perfeito perfeito era que começasse a Governar e acabasse, para bem dos madeirenses, com o choradinho saloio de quem definitivamente demonstra a cada dia que passa ser um dos piores gestores públicos que alguma vez apareceram em Portugal: só governa com muito dinheiro. Muito mesmo. De preferência dos outros. Enfim, desconfio que é por causa dos 2 ou 3% da comissão para a FSD (dizem que é habitual, pelo menos é o que oiço nos cafés da cidade. Claro que não acredito!) que AJJ quer começar a guerra do costume!
publicado nas cartas do leitor do DN Madeira

Sem comentários: