terça-feira, 3 de junho de 2008

A autoridade da concorrência não é tudo. Aliás, é apenas uma parte!

A Autoridade da Concorrência não encontrou actos ilícitos de concertação de preço no âmbito dos combustíveis, colocando de lado a questão hipotética da cartelização nesta matéria. Nada de surpreendente. Mais. Era bom que todos percebessem que o preço de combustíveis é afectado por 3 avariáveis que o Governo não determina: o preço do petróleo, a cotação do dólar e a dinâmica da oferta e da procura. Aqui não há nada a fazer .Mas, no quadro da política fiscal, o governo pode intervir aliviando o ISP (60% da formação de preço dos combustíveis são impostos!). Ao fazer isto e ao provocar um efeito (para baixo) no preço final pode dinamizar a economia e a contrapartida de IVA e IRC poderá garantir um efeito neutro nas receitas, no quadro do Orçamento de Estado. Além disso, esta abordagem pode funcionar como amortecedor no impacto junto das famílias e grupos mais desfavorecidos. Da minha parte julgo que existe margem de manobra de intervenção.

Quero afirmar que esta margem de manobra ainda é superior na Madeira, apesar do GR do PSD tentar, como habitual, sacudir a água do capote.

2 comentários:

Anónimo disse...

Confesso que não reparei se houve reacções ao conteúdo da Resolução da ALR n.º 12/2008/M, publicada no JORAM IS n.º 55 - Congratulação pelos 30 anos de governação de AJJ - ....
Aquilo é do mais balcânico que há! Um hino a Enver-Hoxha; uma ode a Ceausescu; uma lírica ao grande líder Jong ill.
Reparem no fio emocional que conduz a escrita, num crescente estertor orgástico.
Congratulação? Haja vergonha!
Dor, sofrimento, acepção de pessoas, extremismo, vicios, máfias, enriquecimentos despudorados, protecção, perseguição, vinganças, culto, mando, desmando, personificação, maldade, enfim, 30 anos, permitem,inelutavelmente sim, um voto de PESAR!!!
Vico D´Aubignac

Unknown disse...

Já vai sendo tempo do governo deixar de ser autista e rever a sua politica,porque o tapete começa a fugir-lhe debaixo dos pés(basta ver a última sondagem) e, ou dá ouvidos à revolta que se faz sentir no país sobre o preço dos combustiveis ,ou caso contrário,como diz o Zé Povinho...pode ir arrumando as malas