quarta-feira, 28 de maio de 2008

Sobre combustíveis mais baixos nos Açores

Caro LFM, permita-me a seguinte nota: a política de preços de determinados bens nos Açores é feita de forma diferente que na Madeira. Veja-se o caso dos combustíveis. Enquanto a Madeira optou pela liberalização, os Açores decidiram praticar um regime de preços máximos (um intervalo de variação), estimulando a concorrência. Isto significa que o ISP funciona como o "equilibrador" da formação dos preços. É óbvio que um sistema desta natureza pode querer parecer que afecta significativamente o orçamento mas é preciso não esquecer que preços de combustíveis mais baixos tem um efeito positivo no consumo e actividade económica e, portanto, uma consequência positiva para o orçamento das receitas de IRC e IVA.
De qualquer forma, estamos perante duas maneiras diferentes de encarar a formação de preços de bens essenciais em mercados pequenos. Uma totalmente desatenta aos interesses dos cidadãos e ignorando deliberadamente os instrumentos à disposição da autonomia para atingir esses objectivos - a do PSD Madeira - e outra actuando em prol de melhores condições para as populações.

1 comentário:

Unknown disse...

Julgo que pela abertura politica que o Filipe Malheiro demonstra nos seus escritos,talvêz se este tivesse poder de decisão,era capaz de rever a politica regional neste aspecto,só que,este "esbarra" no status regional do "Só eu sei,o que decido é que está certo",infelizmente para mal do zé povinho desta "Santa" terra.
Cumprimentos.