segunda-feira, 13 de abril de 2009

Os seis problemas

O Grupo parlamentar do PS Madeira, depois de uma análise mais fina aos resultados da execução orçamental de 2007 (a conta da RAM de 2007) conclui existirem, pelo menos, seis graves problemas na gestão da "coisa pública" por parte do PSD:

1. Problema de um investimento em sentido errado, violando os próprios documentos oficiais do PSD (como seja o PDES): manteve-se a aposta nas vias de comunicação em detrimento do conhecimento, da inovação, do empreendedorismo e do desenvolvimento empresarial.

2. Problema de um Excesso de endividamento face à capacidade da RAM em gerar receitas. A dívida, em todas as suas formas, e os seus encargos crescem de forma imparável, sem que exista um retorno adequado.

3. Problema de uma administração pública regional pesada e pouco eficaz. (desdobra-se em Fundos e Serviços Autónomos para garantir mais dívida, violando a própria lei da contabilidade pública).

4. Problema em que as despesas ostentam o pior dos mundos: crescem, sem parar, as despesas correntes (foram 100 milhões em 2007) e descem as despesas de capital.

5. Problema da diminuição de receitas da UE, entre 2005 e 2007 reduziram-se mais de 27%, enquanto da república no mesmo Período diminuiu 1,3%.

6. Problema da desorçamentação, escondendo os efeitos de opções políticas catastróficas para os madeirenses: as concessões, a gestão dos imóveis da RAM, o negócios público do ambiente...

Sem comentários: