quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mais uma mancha...

Depois de 3 dias de discussão do orçamento Rectificativo vale a pena fazer um ponto de situação sobre tudo o que se passou:

Em primeiro lugar o serviço público de televisão e rádio não cumpriu de forma adequada o seu papel:não promoveu debates e não deu a visibilidade necessária ás alternativas àquele documento do PSD. Pior a televisão quando não fala dos assuntos não favorece todos por igual, priviligia quem governa mal.
Em segundo lugar, o regimento para a discussão foi, como sempre, algo sem qualquer sentido. Fez-se (o PSD) um regimento onde não se priviligia o debate mas as grandes intervenções do PSD. É mau para a democracia mas, mais uma vez, benéfico para o partido do poder que com o tempo que atribui a si próprio vai fazendo intervenções que não adiantam argumentos ou ideias mas que ofendem as pessoas num registo que tem tanto de insólito como de inadmissível.
Em terceiro lugar o GR não soube explicar de forma conveniente porque razão ainda não disse de onde virão os 300 milhões que tem de colocar para a reconstrução, através da lei de meios, neste sentido também não apresentou o plano de reconstrução;
Em quarto lugar, o Governo aumenta impostos e endividamento mas não acautela os interesses dos madeirenses mais desfavorecidos com medidas paralelas que custam pouco face ao despesismo que o PSD pratica;
Em quinto lugar, o orçamento aprovado não tem medidas de suporte à economia e de contenção de despesa;
Em sexto lugar os intervenientes do PSD incluiram nos seus discursos insultos violentos e ofensas inadmissíveis num registo perigoso que pode conduzir a problemas muito sérios no futuro.


Enfim perante tanto rombo à democracia o meu apoio a qualquer Presidente da República implica uma aposição clara sobre o estado do regime na Madeira e da sua democracia.

Sem comentários: