sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Proposta do PSD para as autonomias

O Programa do PSD para as autonomias roça o patético, sobretudo vindo de MFL, a senhora que impôs o endividamento zero e que, todos sabemos, tem urticária só de pensar no despesismo eleitoralista e insensato de AJJ.
Mas vejamos estes senhores dizem:
"Recuperaremos o clima de diálogo e de cooperação entre o Estado e as regiões autónomas."
Para concretizar isto é só afastar AJJ da governação. Sem este cavalheiro tudo será mais diplomático e proveitoso.De qualquer forma, se não passar por isto, não encontro nada de concreto que indicie vantagens objectivas
"Rejeitaremos terminantemente a instrumentalização política das relações entre regiões autónomas e órgãos de soberania, bem como o confronto com aquelas apenas por motivos político-partidários."
Mais uma vez afastem o dito cavalheiro porque são os motivos político partidários os únicos que lhe interessam, mesmo que prejudiquem os madeirenses. Tem sido sempre assim, a chicana política o confronto insultuoso sem vantagens concretas para a Madeira
"Continuaremos na linha de sempre do PSD, de solidariedade com as regiões autónomas, completando a regionalização de serviços."
A regionalização de serviços não é sinónimo de solidariedade. Até hoje tem sido desastrosa grande parte da regionalização liderada por AJJ, basta olhar para o QREN que isolou as empresas regionais e retirou apoios.
Apoiaremos as diligências das regiões autónomas junto dos órgãos da União Europeia, nomeadamente no quadro estabelecido nos Tratados para as regiões ultraperiféricas.

Será que MFL pretende refazer a asneira que fez em parceria miserável com AJJ e com isso retiraram 500 milhões de euros à Madeira? Ou será que quer confirmar, o que já fez AJJ, e retirar, definitivamente, a Madeira da Região objectivo 1? Parece que sim porque insistem em não calcular o PNB regionalizado e definir a bateria de indicadores adequada para justificar a fragilidade do desenvolvimento regional. No ano passado o PSD M votou contra duas propostas do PS M nesse sentido.
Recuperaremos um enquadramento das finanças das regiões autónomas que não prejudique indevidamente uma delas, sem prejuízo do disposto entretanto para a Região Autónoma dos Açores no regime actualmente vigente.
A revisão da lei das finanças regionais está prevista, o PSD M nada fez do ponto de vista de alteração de critérios, pelo contrário manteve o discurso que lhe valeu a perda de 500 milhões da UE. Esta intenção é demagogia da mais rasa e eleitoralista. O cerne da questão está colocado ao contrário: um confronto entre regiões e não um quadro de critérios justo e adequado. Miserável

Sem comentários: