quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Alguma vez há-de ficar claro...

Voltemos ao PIB: a Madeira foi segunda região do País onde este indicador mais cresceu. Além disso, segundo o mesmo INE, a Madeira é a Região do país com maior risco de pobreza.
Ora parece evidente que já começa a ficar claro para todos aquilo que defendo há muito tempo: "PIB grande" pode não significar (como não significa na Madeira) desenvolvimento e bem estar das pessoas.
Além destas evidências factuais deixo parte de um excelente artigo de opinião, de um insuspeito prémio Nobel, Stiglitz, que, a determinada altura, escreve o seguinte:

"...É bem verdade que entre estratégias de crescimento há grandes diferenças que tornam muito provável grandes diferenças nos resultados. A primeira diz respeito à forma como é concebido o próprio crescimento. Este não é só uma questão de crescimento do PIB. Precisa de ser sustentado. O crescimento também deve promover a inclusão; a maioria dos cidadãos, no mínimo, deve beneficiar com ele. Uma economia a conta-gotas não funciona: um aumento do PIB pode, de facto, deixar muitas pessoas mais pobres(...)
Mas não é necessário que exista uma alternativa à troca entre desigualdade-crescimento. Os governos podem aumentar o crescimento aumentando a inclusão..."

Sem comentários: