sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Já não vai lá com propaganda

Ora aqui está uma boa reflexão de Lília Bernardes. É óbvio que este PSD tem muito para explicar e não é apenas estas irracionalidades de verão, típicas da "silly season".

4 comentários:

Anónimo disse...

Com estas excelentes reflexões,Lilia Bernardes deveria ser directora da RTP nomeada pelo PS. Antes deve cobrir as férias do Jardim no Porto Santo

Anónimo disse...

A QUEM VAI SERVIR O TGV ...

1. AOS FABRICANTES DE MATERIAL FERROVIÁRIO,

2. ÀS CONSTRUTORAS DE OBRAS PÚBLICAS E ...CLARO,

3. AOS BANCOS QUE VÃO FINANCIAR A OBRA ...

OS PORTUGUESES FICARÃO - UMA VEZ MAIS

- ENDIVIDADOS DURANTE DÉCADAS

POR CAUSA DE MAIS UMA OBRA MEGALÓMANA ! ! !


Experimente ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio.

Comprado o bilhete, dá consigo num comboio que só se diferencia dos
nossos 'Alfa' por não ser tão luxuoso e ter menos serviços de apoio
aos passageiros.

A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de
vista, demorou cerca de cinco horas.

Não fora conhecer a realidade económica e social desses países,

Daria comigo a pensar que os nórdicos,

emblemáticos pelos superavites orçamentais,

seriam mesmo uns tontos.


Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes
recursos resultantes da substantiva criação de riqueza.

A resposta está na excelência das suas escolas,

· na qualidade do seu Ensino Superior,

· nos seus museus e escolas de arte,

· nas creches e jardins-de-infância em cada esquina,

· nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade.



Percebe-se bem porque não

· construíram estádios de futebol desnecessários,

· constroem aeroportos em cima de pântanos,

· nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais.




O TGV é um transporte adequado a países de dimensão continental,

extensos,
onde o comboio rápido é,
numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro,
competitivo com o transporte aéreo.

É por isso que, para além da já referida pressão de certos grupos que
fornecem essas tecnologias, só existe TGV em França ou Espanha
(com pequenas extensões a países vizinhos).

É por razões de sensatez que não o encontramos

· na Noruega,

· na Suécia,

· na Holanda

· e em muitos outros países ricos.


Tirar 20 ou 30 minutos ao 'Alfa' Lisboa-Porto
à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de euros
não trará qualquer benefício à economia do País.

Para além de que,
dado ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia,
ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que,
com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar.

Com 7,5 mil milhões de euros podem construir-se:




- 1000 (mil) Escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo

que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas existentes

(a 2,5 milhões de euros cada uma);



- mais 1.000 (mil) creches

(a 1 milhão de euros cada uma);



- mais 1.000 (mil) centros de dia para os nossos idosos

(a 1milhão de euros cada um).

E ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros

para aplicar em muitas outras carências

como, por exemplo,

na urgente reabilitação de toda a degradada rede viária secundária.

Cabe ao Governo reflectir.

Cabe à Oposição contrapor.

Cabe-lhe a si

participar

Alexandro Pestana - www.miradouro.pt disse...

Atenção que essa dos pe-pe-deias nao lhe levantarem a imunidade parlamentar para o tramar pode ser um presente envenenado! Olho neles!

Alexandro Pestana - www.miradouro.pt disse...

Convido-o a ler isto pra se rir um pouco: http://www.miradouro.pt/foruns/viewtopic.php?f=14&t=212&p=696#p696