segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O PS-M começou o "roteiro para o crescimento económico"


Trata-se de um esforço de ouvir, ouvir, ouvir para transformar preocupações e potenciais soluções em acções políticas concretas que darão origem a um projecto para a economia da Madeira que assegure o seu relançamento e a sua sustentabilidade. Não se trata de um aparato de comunicação, mas de um tremendo esforço para mostrar outros caminhos e apresentar novas soluções...

A Madeira está parada mas o desemprego e as falências continuam a crescer. O Governo Regional mostra uma incapacidade monstruosa de nada fazer perante o descalabro social e o perigo de definhamento económico. Há matérias que há muito deviam estar a ser equacionadas que deviam ser alvo de debate público e de redefinição de políticas, acabando com os mecanismos do passado que conduziram a interesses distantes da esfera colectiva, do interesse público.
O PS-M reafirma as suas preocupações com o PAEF desenhado pelo PSD com a participação (soube-se recentemente) do CDS-M, curiosamente ambos incansáveis em explicações e ocos nas soluções alternativas ou complementares a esta injusta, mal repartida e de desadequada austeridade. Precisamos poupar, precisamos usar bem os dinheiros públicos mas para não lançar austeridade em excesso sobre os que já não a suportam, precisamos de prioridade claras, de medidas complementares e apostas distintas das que estão a ser apresentadas.
O PS-M não é dono da solução mas tem a responsabilidade de auscultar a sociedade civil e as forças vivas no sentido de dar corpo à agenda económica indispensável para estancar as falências e o desemprego.
Já demos inicio a este processo com as jornadas parlamentares cujas conclusões foram muito claras e demonstraram a necessidade de fazer mais e fazer diferente. Por isso daremos inicio Segunda Feira ao “roteiro para o crescimento económico”. Trata-se de um esforço de ouvir, ouvir, ouvir para transformar preocupações e potenciais soluções em acções políticas concretas que darão origem a um projecto para a economia da Madeira que assegure o seu relançamento e a sua sustentabilidade. Não se trata de um aparato de comunicação, mas de um tremendo esforço para mostrar outros caminhos e apresentar novas soluções. Precisamos de tudo isto como de “pão para a boca”.

O PS-M acredita seriamente que a sociedade civil conhece melhor que ninguém os problemas e os obstáculos e sabe, pela sua própria vivência, que as soluções muitas vezes não exigem mais dinheiro mas criatividade e coragem para acabar com interesses instalados. Os tempos exigem, por isso, políticos capazes de actuar com seriedade longe de interesses particulares e em prol do futuro colectivo. O nosso povo precisa de um partido disponível para ouvir, não para “evangelizar”,   e transformar as preocupações e problemas em soluções.

Por isso, definimos este roteiro com objectivos muitos claros:
-ouvir, discutir, debater e definir cenários, soluções e propostas alternativas. Todo este esforço que estamos a fazer dará corpo a um conjunto de soluções para a economia regional. Soluções que servirão não apenas para a acção política do PS-M, que adoptará os problemas dos madeirenses  como sendo os seus e defenderá com toda a garra e determinação, contra tudo e contra todos.  A nossa bandeira será as preocupações da Madeira e do seu povo.
Mas faremos mais: em todas as oportunidades, na ALRAM, na discussão de orçamento incluiremos sempre os projectos e propostas recolhidos e debatidos . É para isso que existimos é isso que prometemos fazer.
Contactaremos Associações empresariais, Organizações sindicais, empresários individuais, Associações de consumidores, Entidades bancárias. Faremos o roteiro mais exaustivo possível, com e sem comunicação social (até para assegurar que os que ainda têm receio possam contribuir sem medo!) porque como já referimos não nos interessa o aparato mas o diagnóstico acertado e as soluções adequadas.   

Sem comentários: