terça-feira, 23 de outubro de 2007

O Representante

Eu acredito que o Representante está atento. Sendo assim, fico a aguardar da sua parte um pedido de audiência com carácter de urgência para alertar o Senhor Presidente Cavaco Silva da anormalidade no comportamento da maioria PSD, que coloca em causa os princípios essenciais da democracia, além das conquistas da autonomia.

Vergonha e escândalo

É verdade. Mas parece mentira: o PSD na CMF faltou à Assembleia Extraordinária. É uma vergonha para a autonomia na Madeira, é mais uma machadada nesta democracia fantoche. Os PSD's resolveram faltar à chamada da Assembleia Municipal do Funchal: o órgão onde a vereação e o Presidente deviam estar a prestar contas e a esclarecer os deputados municipais (e os funchalenses) o escândalo da sua governação, na sequência da inspecção da tutela. Albuquerque mentiu ao longo destes últimos anos, escondeu as suas "trapaças" e mentiu descaradamente na última Assembleia Municipal Extraordinária. Agora está com dificuldades de enfrentar esta dura realidade. Hoje, depois da oposição no parlamento ter colocado em sentido todo o PSD demonstrando que estamos perante a ponta de um icebergue que pode colocar em causa a governabilidade do PSD, estes não tiveram coragem e meteram o rabinho entre as pernas chutando para Novembro esta inultrapassável discussão. Se faltarem três vezes podem perder o mandato. Portanto ainda têm duas para brincar à democracia e fazerem da governação a palhaçada que infelizmente todos assistimos.
Eu disse que isto não ficaria por aqui. Reafirmo: não ficou, não fica, nem ficará....

Estou à espera II


AJJ no seu estilo duro, feroz e alucinante informou a imprensa que iria me processar. De facto, "nada de novo debaixo deste Sol". Aliás, Senhor Presidente deixe-me que lhe diga, já que V. Exa. agora deu-lhe para ler blogues (como aliás já tinha tido oportunidade de referir anteriormente), que estou ATERRORIZADO! V. Exa., conforme me recordou um amigo, faz lembrar uma personagem de novela brasileira, algo histérica e inconsequente, que para qualquer coisa que seja suposto ferir o seu pseudo-orgulho para "inglês ver" resolve desatar a afirmar de forma categórica e frontal: eu processo você, eu processo você, eu processo você...O drama é que V. Exa. é Presidente do Governo e não uma qualquer figura de novela. Tenha dó!

Mas se assim quer, prove que eu não tenho razão e permita que seja levantado a sua dupla imunidade parlamentar enfrentando esta causa nos tribunais. Não se refugie num qualquer agente judicial que, normalmente, é pau para toda a obra. Demonstre que a força que normalmente apresenta não esconde uma enorme dose de cobardia. Venha aos tribunais dar a cara por estes assuntos: normalidade democrática, liberdade e o bom funcionamento da justiça. Esperávamos isto de um Presidente sério e rigoroso. Aliás V. Exa teve oportunidade de se colocar à margem deste debate. Como afirmou à chegada ao aeroporto ninguém se referiu a si. A questão é porque resolveu entrar em cena? Quem procura defender? V. Exa. sabe que basta uma intervenção sua para acabar com grande parte dos problemas de corrupção na Madeira. V. Exa. sabe disto. Eu sei que sabe. A não ser que já esteja refém do próprio sistema monstruoso que criou ao longo destes últimos anos.

Infelizmente, estamos perante um traço de governação habitual: acção psicológica para transformar esta democracia numa palhaçada sem graça nenhuma. Uma pressão sistemática, consolidando um clima de medo e dando a esta sociedade uma sensação colectiva de esquizofrenia.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

É já no dia 25..."Extravaganza"

Como vos disse este é o texto do convite produzido ( a azul estão as indicações que provam a minha indignação):

MADs - Madeira Amateur Dramatic Society apresenta

>no TEATRO MUNICIPAL BALTAZAR DIAS
>A MUSICAL EXTRAVAGANZA


>25 de Outubro 2007, às 21.00 horas
>west-end hits, swing, jazz e blues
>Músicos:
>Andras Hennel
>Duarte Andrade
>Miguel Albuquerque e o seu grupo
>música brasileira


>31 de Outubro 2007, às 21.00 horas
>west-end hits, swing, jazz e blues
>Músicos:
>Andras Hennel
>Duarte Andrade


>Com o apoio da Câmara Municipal do Funchal

Falta de vergonha

O Presidente da CMF, Miguel Albuquerque não vai às reuniões de vereação. Parece que já faltou 3 ou 4 seguidas. Segundo fontes (que não posso divulgar) o Senhor está a ensaiar, de forma desenfreada, para um concerto de Jazz que deverá ocorrer no Funchal muito brevemente ( alguns de vós receberão o convite apropriado além do que será largamente divulgado pela Saber...). Não tenho nada que ver com a vida de Albuquerque. Obviamente que o Senhor pode fazer o que quiser da sua vida privada. Mas importa reflectir sobre dois aspectos: colocar em primeiro lugar os seus interesses "artísticos" penalizando a actividade executiva da CMF, deve merecer um reparo convicto e público; em segundo lugar, fazer um espectáculo em que ele é o principal protagonista com o apoio da CMF é uma grande falta de vergonha na cara.
Bom, haverá quem achará que este tipo de comentário é exagerado. Do meu ponto de vista, este tipo de comportamento do Senhor Dr. Miguel Albuquerque define, de forma indiscutível, um determinado perfil de comportamento. Aliás como é do conhecimento público esta atitude não é pontual...

Sou contra

Sou contra o referendo ao tratado. Mais, sou absolutamente contra o oportunismo político de AJJ sobre esta matéria. Até parece que não sabemos que este Presidente do PSD só quer se aproveitar da circunstância de poder defender o que poucos defenderão. Assim pode ter protagonismo para dizer "enormidades" sobre uma matéria útil para a construção europeia e muito importante para a própria Madeira. Não lhe interessa o que defende o povo. Sabe que os referendos europeus, na maior parte dos casos, transformam-se em discussões sobre política interna. Quer aproveitar-se disso. Já está a aproveitar-se! Ele sabe que estes referendos acabam por não cumprir o seu papel. Também sabe que a Europa precisa de se revitalizar. O seu desenvolvimento depende disto mesmo. De um factor de confiança, de um novo fôlego. Levar o espaço europeu para um debate fútil e inconsequente é matar a possibilidade de uma Europa mais integrada contribuir para melhorar a vida de todos os europeus, como tem acontecido com os madeirenses.
Já agora, aqueles que defendem o referendo já o leram? Como diz Vital Moureira podia ser um bom exercício de modo a perceber que a construção europeia tem sido feita com voluntarismo e pragmatismo. Dificilmente um referendo poderá elucidar o povo sobre o que traz este novo tratado...

A diferença é enorme...


Mark Zuckerberg é o "dono" do site http://www.facebook.com/. Este Senhor tem apenas 23 anos e saltou para a ribalta quando a yahoo ofereceu 1000 milhões pelo negócio do estudante de Harvard. Mas o que eu gostaria de destacar nesta matéria é a circunstância deste jovem ter conseguido obter para a sua empresa cerca de 12 milhões de euros em capital de risco. A questão que se coloca é quantas capitais de risco em Portugal apostavam num projecto de um jovem de 23 anos e ainda por cima uma ideia apenas "mais ou menso inovadora"? Na verdade aqui reside a diferença. O contexto de negócios e empreendedorismo em Portugal não tem comparação com os EUA e outros locais mais empreendedores no mundo. Ninguém aposta verdadeiramente no empreendedorismo e usa o capital de risco de forma séria e inovadora.

Plataforma de consenso

Hoje o DN Madeira publica uma reportagem sobre uma questão fundamental: a reforma administrativa da Região. Na minha opinião, e já escrevi isso mesmo neste blogue, é um dos aspectos mais importantes, com impacto estruturante, para preparar o futuro da Madeira. É preciso coragem política mas parece-me absolutamente inultrapassável. São daquelas questões onde o PS Madeira devia propor uma plataforma alargada de consenso e, sobretudo, multipartidária.

sábado, 20 de outubro de 2007

Estou à espera...


Tendo presente que AJJ sabe o que escrevo ( eu sei que sabe!) sabendo que voltou do exterior com vontade de meter processos a toda a gente ( na sequência do dossier corrupção do PS Madeira) tendo em conta que este Presidente do PSD considerou que ninguém falou dele ou se dirigiu a ele próprio, resolvo eu esse problema ou essa lacuna, se preferirem. Assim para que o Presidente do Governo do PSD possa ter alguém para meter um processo, vou dizer de forma clara o seguinte: não tenho dúvidas que a situação de suspeita e anormalidade democrática que vivemos, e que o crescimento do fenómeno da corrupção a par da pressão sobre as magistraturas da região e as tentativas de as influenciar, tem um responsável e esse é Alberto João Jardim. Força Senhor Presidente. A sua habitual demonstração de força é a prova mais crua da sua imensa cobardia. Nada de novo.

Demasiado rasteiro

AJJ também disse que se "pegarem" com ele o homem mete um processo. Que medo!!! Mas o que de mais grave disse foi um incentivo óbvio às magistraturas para transformarem esta preocupação legitima dos madeirenses (60% segundo o DN Madeira) numa guerra de processos contra quem procura soluções que permitam o restabelecimento de uma normalidade há muito tempo perdida. AJJ gostava que os magistrados metessem processos a quem afirma que há falta de transparência. é o seu estilo ditatorial, de cultura do medo e de pressão...

A preocupação de AJJ

Alberto João Jardim também voltou à Região e, como sempre, ao seu estilo, disparou para tudo o que se mexia. Mas importa salientar o seguinte: AJJ está com a cabeça perdida com esta história da corrupção. De tal modo que resolveu dizer que o PS não tinha ideias. Ele que foi a eleições sem programa e sem uma única ideia. É preciso "ter lata".

Pois é...

Como já previa a conferência do Turismo, segundo o DN Madeira de hoje, serviu para elogiar a Secretária do Turismo e Transportes e o modelo implementado pelo governo do PSD na Madeira. Parece-me bem. Com este tipo de fóruns estou certo que algo mudará para ficar exactamente igual. Além disso, ninguém correu riscos...

O Representante voltou

O Representante voltou no mesmo avião que Alberto João Jardim. A sua reunião com Cavaco Silva parece ter sido uma tentativa de deitar "água na fervura". As suas palavras, apesar de cautelosas, demonstram algum incomodo do Representante mas quero sublinhar algo absolutamente fundamental: segundo o Juiz Monteiro Diniz um magistrado num meio pequeno está bastante mais condicionado que num contexto maior. Naturalmente que o Senhor Representante tentou generalizar não dizendo o que pensa sobre o regime de opressão da autoria de Alberto João Jardim e o efeito potenciador que esta situação provoca não apenas nos magistrados mas em todas as áreas de intervenção da soberania, e até no próprio Representante, contudo deixou escapar, indirectamente, que o que o PS Madeira tem dito não é despropositado. Espero sinceramente que no privado da reunião com Cavaco Silva, o Juíz que representa o Presidente da República, tem chamado a atenção para o clima que a Madeira vive e para a impunidade geral que todos observamos. Se não o fez, se procurou fazer o papel de um portador de "pseudo-ofendidos" ficou bastante aquém do seu papel. Mas, como já disse, se assim foi não estou surpreendido.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Só uma?!

"Conheço" uma pessoa que tem mostrado uma preocupação muito grande sobre a estratégia de João Carlos Gouveia junto da oposição, designadamente na identificação de causas comuns, principalmente aquelas que perturbam a democracia na Região. É verdade, é apenas uma pessoa mas que parece poder trazer problemas internos ao seu partido. Enfim, nada de novo debaixo do Sol!

Governem por favor


Os Senhores do PSD, como é habitual, já têm a desculpa que procuravam, esfarrapada obviamente, para a sua total incompetência na resolução dos problemas da Madeira. Como dizia o Presidente da República Cavaco Silva, "os grandes desafios que se colocam ao futuro das autonomias passa mais pelas políticas adoptadas do que pela consagração de mais poderes". É isto mesmo que os Senhores do PSD não querem que todos saibam: não têm soluções para os problemas que se coloca ao desenvolvimento da Madeira e as políticas que adoptam são, na maior parte dos casos, insuficientes e/ou desastradas, ou então apenas justificam a satisfação de interesses privados em detrimento do bem geral.

Agora a desculpa é o Orçamento de Estado. Para eles o orçamento prejudica a Madeira. Para eles vem pouco dinheiro para alimentar o orçamento regional mal gerido e vergonhosamente distribuído pelos senhores do governo do PSD. Alberto João Jardim fala num novo ciclo, mas é só conversa da treta. Conversa para inglês ouvir, porque de seguida afirma que está aí um novo ciclo de obras, de infraestruturas, de cimento. É isto que ele sabe fazer e por isso que quer dinheiro fácil, para alimentar o monstro que ele criou e assegurar a sua permanência à frente deste governo.

Caros Senhores do PSD, querem um conselho? Tratem mas é de governar. De olhar para dentro da RAM e encontrar soluções adequadas, de definir um conjunto de novas políticas que permitam que a Madeira respire vivacidade. .

Um dia, quando todos perceberem o que se está a passar, quando a RTP Madeira compreender que os 55000 pobres que a Madeira ainda tem é assunto muito importante para noticia de abertura do telejornal, quando a comunicação social da Região estiver livre para pedir responsabilidades públicas àqueles que não defendem o bem comum. Quando isso acontecer, e um dia acontecerá, só restará uma alternativa: meter o "rabinho entre as pernas" e sair pela falta de competência e idoneidade que demonstram.

Muito bem

Ontem, pela noite dentro, segundo o jornal o Público, Os governos da Europa chegaram a um acordo sobre o tratado. É bastante importante para a Europa e o seu progressivo movimento de integração e fundamental para o Governo de Sócrates tendo presente que apostou muito neste momento. Agora é preciso olhar para a rua: 200 000 manifestantes não podem ser ignorados!

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Recordar

A propósito de relatórios do TC, alguém se lembra daquele que avaliou a Associação de Municípios e as trapalhadas encontradas com a gestão de Albuquerque? Foi em 2002. Se calhar não, mas pode valer a pena recuperar porque apetece dizer: ou é do "malho ou do malhadeiro".

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Já está marcada


A Assembleia Municipal extraordinária onde Albuquerque deverá explicar porque mentiu relativamente às justificações sobre o relatório da inspecção à autarquia do Funchal já está marcada e ocorrerá no próximo dia 23 às 15 horas. Na última Assembleia Albuquerque usou como argumentos da sua defesa os relatórios do tribunal de contas. A oposição descobriu que estas justificações eram uma enorme fraude dado não terem existido auditorias do tribunal de contas para o ano de 2003 e 2004. E agora?

Ramos, o Secretário falador (?)

A toxicodependência aumenta a olhos vistos na Madeira. O Secretário Ramos que entrou de rompante na política madeirense, disparando patetices para tudo o que se mexesse e, por isso, obtendo exagerados e incompreensíveis tempos de antena, cala-se e ignora este tremendo flagelo. É capaz de não ter nada para dizer. Mas isso não é surpreendente. O que é grave é, neste contexto, não ter nada para fazer.

Pelo amor de Deus...


A RTP Madeira abriu o telejornal da seguinte forma:
Nove longos minutos de Makakula, Carlos Pereira (o Presidente do Marítimo) e António Henriques. A razão foi um golo marcado pelo jogador do marítimo no jogo de Portugal com o Cazaquistão. Foi "simpático" ouvir Carlos Pereira a afirmar que o nome da Madeira seria colocado no topo. Pelo amor de Deus haja paciência. Permitam-me: está tudo doido?!
Depois destes suculentos 9 minutos ficamos a saber que a Madeira tem mais de 50 000 pessoas a viver abaixo do limiar de pobreza. Há coisas fantásticas não há?